segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

12 faculdades do MA são reprovadas pelo MEC, FAESF de Pedreiras está entre as reprovadas



FAESF de Pedreiras
Das 2.136 instituições de ensino superior no Brasil, 577 não fizeram a lição de casa e foram reprovadas no Índice Geral de Cursos, um dos indicadores de qualidade do ensino superior no país. Deste total, 12 faculdades maranhenses estão incluídas na lista.


O Instituto Florence, Faculdade Santa Terezinha, Faculdade São Luís (Estácio de Sá), Faculdade do Estado do Maranhão, Pitágoras de São Luís e mais sete instituições no interior do estado obtiveram conceitos abaixo de 2, considerado insuficiente pelo Ministério da Educação. A FAESF de Pedreiras alcançou apenas 1,85, portanto, inferior à meta do MEC.

Os indicadores de qualidade do ensino superior levam em conta o Índice Geral de Cursos (IGC), além do Conceito Preliminar de Curso (CPC). O cálculo do IGC inclui a média ponderada dos conceitos preliminares de curso e os conceitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que avaliam os programas de pós-graduação das instituições. Veja todas as notas aqui.


O MEC deve anunciar medidas para “punir” estas instituições. Uma das medidas possíveis é a proibição destas faculdades realizarem novos vestibulares até que mostrem soluções para melhorar os índices de avaliação.

Em relação à FAESF (Faculdade de Educação São Francisco) de Pedreiras, circulam boatos que a instituição atravessa dificuldades financeiras e seus proprietários tencionam vendê-la. O Uniceuma de São Luís já demonstrou interesse de comprá-la para monta um polo forte no Médio Mearim.

Veja as notas das Instituições de Ensino Superior - IES que funcionam no MA:


Nenhum comentário:

Postar um comentário