Promovido pela Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) da Câmara dos Deputados, a 8ª edição do Prêmio Lucio Costa de Mobilidade aprovou, por unanimidade, como personalidade do ano o ministro das cidades Jader Filho e com Menção Honrosa, Hildo Rocha secretário executivo do Ministério das Cidades; Carlos Tome, secretário de Desenvolvimento Urbano, e Guilherme Simões, secretário de Periferias.
A premiação contempla personalidades e entidades que têm desenvolvido trabalhos que melhoram a vida dos cidadãos, nas áreas de mobilidade, saneamento e habitação no Brasil. As indicações são feitas apenas pelos deputados daquela comissão.
Os representantes do Ministério das Cidades receberam a honraria das mãos do deputado Acácio Favacho (MDP-AP), presidente da CDU, na noite da última quarta-feira (25), durante solenidade que ocorreu no Salão Nobre da Câmara.
Saudação especial
Durante o pronunciamento, Acácio Favacho fez uma saudação especial ao secretário executivo do Ministério das Cidades e lembrou que Hildo Rocha também exerceu a presidência da Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU).
“Hildo Rocha exerceu com muita competência a presidência desta Comissão. É um amigo, um irmão, um dos principais parlamentares que a Câmara dos Deputados já teve, um orgulho do MDB que o Congresso Nacional empresta ao governo federal, ao Ministério das Cidades temporariamente porque nós precisamos dele aqui, dentro da Câmara dos deputados”, destacou Favacho.
Ritmo de trabalho forte e eficiente
Hildo Rocha enfatizou que o reconhecimento aos bons resultados alcançados pelo Ministério das Cidades é um reflexo do ritmo de trabalho desenvolvido pelo ministro Jader Filho e de todos os servidores da instituição.
“É motivo de honra, de muita felicidade, receber essa honraria da Comissão de Desenvolvimento Urbano. Todos os servidores do Ministério das Cidades estão alegres porque esse prêmio é um reconhecimento a esse importante órgão público que é responsável pela execução das políticas de habitação popular, pelo saneamento, pela mobilidade urbana, enfim, por inúmeras ações que melhoram a qualidade de vida da população. Em razão do ritmo de trabalho forte que o ministro Jader vem empreendendo, em apenas dez meses do governo do presidente Lula já foi possível entregarmos milhares de casas, sistemas de abastecimento de água, em centenas de cidades, grandes estações de tratamento de água e de tratamento de esgoto. Ou seja, o Ministério das Cidades tem contribuído para a melhoria da qualidade de vida da população”, sublinhou Hildo Rocha.
Agradecimentos à equipe e aos prefeitos de todo o país
Em sua fala de agradecimento, o ministro Jader Filho destacou a importância do trabalho da equipe do ministério das Cidades e ressaltando também o valor dos prefeitos e dos parlamentares no desenvolvimento das políticas públicas.
“Este prêmio é deles; com eles eu aprendo todos os dias a fazer habitação, saneamento, mobilidade e desenvolvimento Urbano e políticas para as periferias. Por causa deles já retomamos as obras de mais de 19 mil moradias e vamos chegar a 30 mil até o fim do ano; contratamos 350 mil moradias este ano e vamos superar a meta de 430 mil, alcançando 450 mil até o fim do ano”, afirmou. “O presidente Lula com sua sensibilidade recriou o Ministério das Cidades e programas como o MCMV como política de Estado. Se queremos enfrentar o problema habitacional, não podemos descontinuar uma política tão importante como essa.”
Além do ministro, Jader Filho e demais integrantes do Ministério das Cidades, também foram agraciados na edição deste ano:
Categoria Personalidades
• o procurador-geral do Ministério Público do Paraná, Gilberto Giacoia: pelos resultados positivos em prol da comunidade assistida, com efetiva proteção das instalações hidrossanitárias, poluição hídrica e eventual dano ambiental em curso hídrico;
• o prefeito da cidade de Taboão da Serra (SP), José Aprígio da Silva: responsável pela construção de centenas de moradias e de melhorias no sistema habitacional;
• o presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo, Reinaldo Iapequino: que desenvolve há quase duas décadas a implantação e o aperfeiçoamento de políticas públicas de habitação no estado de São Paulo.
Categoria Entidades
• Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos: através do Programa Moradia Digna, foi pioneiro na assistência jurídica gratuita àqueles que vivem em condições precárias de habitação;
• Prefeitura de São Bernardo do Campo (SP): o Programa A Casa É Minha, coordenado pela Secretaria de Habitação do município, prioriza investimentos em projetos de urbanização integrada ao trabalho social e a regularização fundiária, desde 2017;
• Empresa Estadual de Saneamento de Goiás S.A. (Saneago): está classificada entre as melhores companhias de Saneamento do País pelo empenho na universalização. Hoje, o índice de atendimento com água atinge 98% da população – são mais de 6 milhões de beneficiados. O atendimento com esgoto já chega a 72%.
O prêmio
Lançado em 2015 e concedido anualmente pela Câmara, o prêmio presta homenagem ao arquiteto e urbanista Lucio Costa (1902-1998), referência na arquitetura moderna brasileira e criador do Plano Piloto de Brasília.
Nenhum comentário:
Postar um comentário