Uma confusão envolvendo policiais militares e os donos de um estabelecimento foi registrada por câmeras de aparelho celular na madrugada desse sábado (3) na cidade de Itapecuru-Mirim. No vídeo, uma jovem chega a desmaiar durante uma abordagem policial.
Segundo a ocorrência policial, o caso aconteceu após ter ocorrido resistência a prisão, desacato, descumprimento no horário de funcionamento dos bares na região e ainda ameaças.
A jovem que aparece nas imagens do vídeo foi reconhecida como Nathália Duailib de Souza, de 18 anos.
Ela disse que no local funciona um bar e o expediente já tinha encerrado quando ela, sua irmã, sua mãe, seu padrasto e uma prima foram surpreendidos com a presença de dois policiais pedindo que eles fechassem o local. “Eu estava passando o pano no chão às 12h30 e lá estava a minha mãe, meu padrasto, uma prima minha e a minha irmã fechando o caixa. Nesse momento chegou um policial e gritou do lado de fora do bar dizendo que o bar já era para estar fechado. Daí eu falei que já tinha fechado e que só estava terminando de limpar. Ele gritou dizendo que era para fechar logo”.
A jovem disse que não gostou da maneira como o policial agiu e decidiu gravar a conduta dele e por conta disso ela foi agredida física e verbalmente. “Eu comecei a gravar e no momento que eu liguei a câmera ele disse que não era para eu gravar a situação porque senão ele iria me prender. Ele viu que eu continuei a gravar e partiu pra cima de mim, me jogando para fora do bar, apertando o meu pescoço e eu gritei porque tive muita dor. Eu pedi socorro e a minha mãe ficou muito agitada porque estava acontecendo isso comigo. Ele me chamou de vagabunda”.
Nathália conta que chegou a pedir ajuda ao outro policial que estava no local, mas não foi atendida. Ela foi atingida com spray de pimenta, desmaiou e quando recobrou a consciência já estava presa. “Eu pedi para o outro policial me ajudar e ele não me ajudou. Ele jogou o spray no meu rosto e como o cheiro era muito forte eu fiquei sem ar e desmaiei. Quando eu acordei eu só vi ele me jogando na viatura e fechando os vidros do carro e nessa hora eu já estava algemada”.
Ela conta que sua irmã também foi presa após tentar dar água a ela. Em seguida foram presos sua mãe e o seu padrasto por tentar intervir na situação. “Eu pedi água e quando a minha irmã vinha trazendo pra mim o policial jogou a minha irmã para dentro do camburão e jogou novamente o spray de pimenta nela. Minha mãe quis intervir e ele jogou também a minha mãe e meu padrasto dentro do camburão”.
Na delegacia, de acordo com a jovem, ela passou mal e foi encaminhada para um hospital. Na unidade hospitalar ela foi atendida e relatou a um médico o fato. Após ser medicada ela voltou para a delegacia, onde foi solta junto com os outros envolvidos. “Na hora que me levaram para o consultório o médico disse que só poderia ficar na sala eu e o médico. Eu contei o que tinha acontecido para o médico e ele disse que eu deveria procurar meus direitos e me passou um remédio para eu me acalmar. Quando eu voltei para a delegacia todo mundo já estava livre”.
Investigação
Segundo a investigação da polícia, a prisão aconteceu porque os donos do estabelecimento desrespeitaram os policiais. De acordo com PM, os envolvidos vão responder pelos crimes de desacato, injúria e crime contra a honra.
Em nota, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-MA) disse que será instaurado procedimento administrativo para investigar eventuais excessos na atuação da guarnição em serviço em Itapecuru-Mirim. Mas, disse também que as mulheres no vídeo desrespeitaram os policiais, que estavam cumprindo a lei.
“A SSP-MA destaca que não compactua com condutas violentas e arbitrárias e apura todos os fatos à luz da verdade e da legalidade. Para mais, o órgão de segurança comunica que os fatos ocorreram quando os policiais faziam cumprir determinação de limite de horário de funcionamento de estabelecimentos, definido pelo município, e foram agredidos verbalmente e ameaçados pela proprietária do bar, que foi levada à delegacia. Na delegacia foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência contra a dona do bar por desacato, ameaça e descumprimento de horário de funcionamento do estabelecimento”, diz a nota.
Do G1,MA
Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.
Bruno Silva arrasta multidão em apoio a Glalbert, Fufuca, Dino e Brandão em Coelho Neto
O prefeito de Coelho Neto, Bruno Silva (PP) movimentou o sábado (03) com o maior movimento político de rua dessa eleição, já realizado no município.
O Time da Vitória como foi batizado os candidatos apoiados por seu grupo político, reafirmaram apoio a André Fufuca para federal, Glalbert Cutrim para estadual, Flávio Dino senador e Brandão Governador.
O arrastão percorreu às principais avenidas da cidade, fazendo jus ao nome, arrastando uma multidão de pessoas confirmando a liderança de Bruno Silva e ampla vantagem dos seus candidatos.
O deputado Glalbert Cutrim esteve acompanhado da esposa Eli Cutrim e por onde passava, era saudado por populares com acenos, abraços e muitas fotos. O deputado federal André Fufuca, o candidato a senador Flávio Dino e o governador Brandão não puderam se fazer presente, mas tiveram seus nomes lembrados durante todo o percurso.
“Estou muito feliz com o apoio que temos recebido aos nossos candidatos, em um sinal claro que a população reconhece o trabalho que ambos tem feito para nos ajudar a governar a cidade nesses quase 2 anos de governo”, disse o prefeito.
Além do evento, Bruno Silva já inaugurou comitê e realizou plenárias temáticas com colaboradores para reforçar o apoio aos candidatos do seu grupo político.
Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.
Umbelino Junior arrasta multidão em caminhada no Cruzeiro do Anil
Uma verdadeira multidão percorreu diversas ruas do bairro Cruzeiro do Anil, em São Luís durante a caminhada “Maranhão de Amigos”, realizada pelo candidato a deputado federal, Umbelino Junior (PL). O ato foi realizado na tarde deste sábado (3) e reuniu centenas de pessoas.
Nas ruas e avenidas em que Umbelino percorria, o candidato a deputado federal pelo PL foi bem recebido por moradores e comerciantes da região que conhecem o trabalho de Umbelino Junior como vereador da capital e acreditam em sua credibilidade para representar o Maranhão na Câmara Federal.
Ao final do ato, Umbelino agradeceu a todos que participaram da caminhada e reforçou seu compromisso em atuar em defesa das comunidades e trabalhadores como deputado federal.
“Agradeço a todos que seguiram comigo nesta caminhada no Cruzeiro do Anil. Essa é uma comunidade que desde o início da minha trajetória na política está comigo e sempre me apoia em cada desafio. Seguirei firme para lutar por todos que confiam no meu trabalho e no nosso objetivo em busca de um Maranhão melhor”, agradeceu Umbelino.
Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.
Josimar Maranhãozinho avança em todas as regiões do estado
O deputado federal e candidato a reeleição, Josimar, tem se fortalecido nos quatro cantos do Maranhão, graças ao seu trabalho e compromisso com os municípios.
Josimar, segundo analistas, certamente será o federal mais bem votado do Maranhão mais uma vez, a sua presença nas cidades se torna motivo de admiração, respeito e confiança.
Só nos últimos dias o parlamentar esteve nas regiões dos Cocais e Baixo Parnaíba. Na quinta-feira esteve em São Domingos do Maranhão, Jatobá e Fortuna, sexta-feira esteve em Codó, timbiras e Igarapé Grande. Cumpre agenda neste sábado em Afonso Cunha e Chapadinha e amanhã estará em Porto Rico e Mirinzal.
O nome de Josimar Maranhãozinho é presença em todo Maranhão, do norte ao sul, sua presença é forte e atuante.
Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.
Prefeita Maura Jorge entrega nova ponte do povoado Santa Tereza em Lago da Pedra
A tão sonhada ponte do povoado Santa Tereza em Lago da Pedra está pronta, garantindo segurança, trafegabilidade e bem estar!
A gestão anterior deixou a antiga ponte sem manutenção e a mesma se deteriorou, a gestão Maura Jorge, entrega em tão pouco tempo de governo uma nova ponte em concreto e aço.
É respeito, é compromisso, é obra de qualidade! É uma união de forças fazendo a diferença na vida do nosso povo maranhense.
Nas redes sociais Maura Jorge comentou mais esta conquista para Lago da Pedra, “Oportunizar ao nosso povo uma realidade melhor, é a minha missão enquanto pessoa pública. Luto todos os dias com esse propósito. Em parceria com o Senador Roberto Rocha @robertorocha_ma e graças ao empenho do nosso secretário de planejamento Waldir Jorge Neto @waldirjorge , entregamos mais uma grande obra, tão esperada pelo povo.”
Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.
Após receber R$ 33 milhões do “orçamento secreto”, Flávio Dino é denunciado ao TCU
O ex-governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB), foi denunciado ao Tribunal de Contas da União (TCU), por supostas irregularidades no recebimento de verbas de emendas parlamentares do chamado “orçamento secreto”.
A Representação foi baseada em um documento emitido pelo Senado Federal no qual revela que o Governo do Maranhão, sob a gestão do socialista, recebeu mais de R$ 30 milhões via emenda do relator (código técnico RP-9) do Congresso Nacional, entre o anos de 2020 a 2022 (reveja aqui).
Ao final, os autos requerem fiscalização e apuração da origem e destinação dos recursos da emenda RP9 ao estado maranhense.
O caso será analisado pelo ministro do TCU, Vital do Rêgo, que foi sorteado para ser o relator do processo.
Apesar de criminalizar o mecanismo usado pelos deputados e senadores nas redes sociais, Dino teve ações patrocinadas pela verba pública oriunda do “orçamento secreto”.
Em frequentes publicações, o ex-governador chegou a classificar o ‘esquema’ como ilegal, inconstitucional e imoral. Disse ainda que a alocação de recursos não obedecia critérios sérios e técnicos.
Contudo, trecho da documentação na qual o Blog do Neto Ferreira teve acesso mostra que a gestão do socialista foi, sim, beneficiada com os repasses.
Foi liberado dinheiro das emendas do relator para as Secretarias de Saúde, Educação, Mulher, Esporte, Direitos Humanos, Indústria e Comércio, além da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) do governo dinista, por meio da Codevasf, Ministérios da Mulher, Cidadania, Saúde Educação, entre outros.
Em um período de 2 anos, foram empenhados R$ 45.926.203,05 milhões para serem enviados ao Maranhão, que estava sob o comando de Flávio Dino, mas o governo estadual recebeu R$ 33.442.878,32 milhões.
O ex-governador foi procurado pela reportagem para comentar sobre o assunto, porém não retornou as ligações.
Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.
Duarte Júnior é condenado a pagar R$ 130 mil por propaganda antecipada
O candidato a deputado federal, Duarte Júnior (PSB), foi condenado a pagar R$ 130 mil por propaganda eleitoral antecipada.
A decisão é do juiz federal Ronaldo Desterro, que acolheu o pedido formulado por Raíssa Martins Mendonça no qual narra que o parlamentar violou a legislação eleitoral, no que se refere à propaganda, especificamente os artigos 39, § 8.º, da Lei n.º 9.504/97 e os artigos 14 e 26 da Resolução – TSE n.º 23.610/2019 .
Narram os autos que Duarte Júnior instalou no dia 16 de agosto de 2022 três placas fixas superiores a meio metro quadrado em grade de terreno particular localizado na rotatória do Comando da PM, no bairro do Calhau, em São Luís.
Além disso, colocou outdoor na rotatória do Comando da PM, no qual se lê seu sloglan de campanha, qual seja, ¨#BORA RESOLVER! # passa aqui!¨; e outdoor eletrônico e painéis, com dimensões superiores a meio metro quadrado, no solo e na estrutura de cobertura do comitê (não central) de campanha, situado na avenida Colares Moreira, s/n (ao lado do Atlanta Center).
“É público e notório que o candidato representado utiliza-se a expressão “bora resolver” em seu material publicitário de campanha”, argumenta a autora da Representação, que pediu a condenação do deputado ao pagamento de multa.
O parlamentar foi citado para retirar todos os artefatos de propagandas, que apresentou contestação, negando alegando que o imóvel onde instalada a propaganda eleitoral é na verdade seu comitê eleitoral central, não havendo pedido de votos, sua imagem ou número de campanha e que não há como relacionar consigo o outdoor .
O juiz federal sustentou que Duarte afirmou nos autos que liminar tinha sido cumprida e a peça, retirada.
Para o magistrado, o socialista reconheceu a sua utilidade como propaganda eleitoral, pois do contrário não faria sentido algum instalá-la. E disse que o deputado era ciente que estava cometendo infração eleitoral.
Com base nisso, condenou o socialista ao pagamento de R$ 70 mil em multas.
“Considero como fator de elevação a deliberada disposição do candidato para a prática de infrações eleitorais no ambiente da propaganda, revelada, sobretudo, por dissimulações como a que se viu em relação ao outdoor, de modo que fixo para cada uma das peças o valor de R$ 10.000,00, sendo 4 instaladas na rotatória do comando da PM e 3 no comitê da avenida Colares Moreira, totalizando R$ 70.000,00 mil”.
Ronaldo Desterro afirmou ainda que mesmo sendo citado pela Justiça, o socialista deixou painéis com propagandas na Avenida Colares Moreira até o dia 29 de agosto. A permanência dos artefatos foi flagrada pelo próprio juiz.
Pelo descumprimento, Duarte Júnior foi multado em R$ 60 mil.
“Já no que diz com a avenida Colares Moreira os painéis ali permaneceram pelo menos até 29 de agosto, sendo tal fato público e notório, inclusive por mim presenciado, que diariamente trafego nas proximidades. Considerando que a citação ocorreu no dia 24 de agosto, excluído o prazo estabelecido para cumprimento da decisão, restam 4 dias de descumprimento, a resultar em R$ 20.000,0 por peça, totalizando R$ 60.000,00 mil.”
Leia a decisão aqui
Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.
Weverton rebate Lahésio sobre falta de verba para S. Pedro dos Crentes: “nunca nos procurou”
O ex-prefeito e candidato ao governo do Maranhão (PSC), Lahésio Bonfim, acusou o também candidato Weverton Rocha (PDT) de perseguição e de não ter contribuído para o desenvolvimento de São Pedro dos Crentes enquanto esteve como senador.
As acusações ocorreram durante o debate promovido pelo site Imirante transmitido pelo Youtube.
No embate, Weverton citou que São Pedro dos Crentes aparece no ranking da situação fiscal dos municípios realizado pela da Federação de Indústria do Rio de Janeiro (Firj) com a classificação C, não tendo capacidade nem para fazer empréstimo. A posição da cidade caiu após a gestão de Lahésio.
“É fácil falar e na gestão não conseguir resolver coisas básicas, você tenta vender um mundo que não existe”, disparou o pedetista.
Lahésio colocou a culpa na falta de recursos públicos que deveriam ser enviados pelo governo estadual e por parlamentares. Além disso, se disse perseguido pelo grupo do ex-governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB).
“Senador, você fala da minha São Pedro dos Crentes, mas fui o prefeito que mais obras públicas com recursos próprios. Porque o senhor nunca colocou uma emenda sequer para o meu municipiozinho, nunca colocou nada para minha saúde. O senhor, assim como o seu governador, me perseguiu durante 5 anos, por isso que o senhor é farinha do mesmo saco. O senhor nunca fez nada para melhorar, o senhor era senador da República poderia ter alocado recursos para minha cidadezinha, o senhor não fez nada (sic)”.
E completou: “O meu município foi o que deu maior crescimento na educação, um salto de 111 posições no Ideb, maior número de casa feitas, proporcionalmente falando, para todos, entre todos entes do Maranhão. Nenhum outro prefeito fez tanto com obras com tão pouco. E na saúde fomos exemplo e o senhor novamente, não deu nada para o meu município, pelo contrário nos perseguiu”.
E então, Weverton Rocha rebateu dizendo que o ex-prefeito se vitimiza e que nunca o procurou em Brasília para falar sobre as demandas do município.
“Eu tenho um ex-gestor que sempre se vitimiza, ele vive dizendo que foi perseguido, que ninguém nunca mandou nada para lá (São Pedro dos Crentes). Dizer a ele que o Maranhão, Lahésio, tem 217 municípios, eu nunca lhe vi em Brasília. Você nunca nos procurou, nunca mandou um ofício solicitando nada. Sabe porque? Porque isso é parceria e parceria você precisa saber quem quer. A história quem não chora, não mama, se você não vai pedir, não vai atrás, não tem como adivinhar que você estava precisando, e eu até achei que lá era o melhor município do mundo, porque você nunca pediu nada para nós.”
Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.
Categorias
Blogroll
- A Voz Luminense
- Atual7
- Bacabeira em Foco
- Bate Tuntum
- Blog do Antônio Marcos
- Blog do Caio Hostilio
- Blog do Edgar Ribeiro
- Blog do Genivaldo Abreu
- Blog do Holden Arruda
- Blog do João de Sousa
- Blog do João Silva
- Blog do Joceilton Gomes
- Blog do JR
- Blog do Kiel
- Blog do Louremar
- Blog Holden Arruda
- BNC Notícias
- Chapadinha Site
- Colunae Eplanada
- Cristiana França
- Domingos Costa
- Fernando Atallaia
- Folha do Município
- Luis Cardoso
- Maicon Sousa
- Marcelo Vieira
- Me Informo Cantanhede
- Mearim Net
- Portal do Munim
- Samuel Bastos
- Silvia Tereza
- Werbeth Saraiva
Nenhum comentário:
Postar um comentário