quinta-feira, 15 de setembro de 2022

Polícia Federal pode prender Fred Maia a qualquer momento por desvios milionário na Previdência Municipal de Trizidela do Vale

 

Não é a primeira vez que ele seria preso durante campanha eleitoral. Nas eleições de 2012, ele foi preso por torturar um adolescente . Veja o link no final da matéria.

 


JUSTIÇA ACATA DENÚNCIA DA POLICIA FEDERAL E FRED MAIA VIRA RÉU POR CRIME DE RESPONSABILIDADE

A investigação do caso foi aberta pela Policia Federal (PF) em 2021, um ano depois dele ter deixado o comando da Prefeitura de Trizidela do Vale.

O candidato a deputado estadual, Fred Maia (PDT), virou réu no processo que ele é investigado por crimes previstos no art. art. 1º, XIV, do Decreto-Lei 201/1967 e no art. 23 da Lei nº 7.492/86. A denúncia foi aceita pela 1ª Vara Federal Criminal Federal do Maranhão e corre sob segredo judicial. Segundo apurou nosso blog, se trata de uma grave acusação de desvios milionários na previdência de Trizidela do Vale, no período em que o réu foi prefeito do município.

A investigação do caso que apura crimes de responsabilidade foi aberta pela Policia Federal (PF) em 2021,  um ano depois do réu ter deixado o comando do Executivo trizidelense.

De acordo com informações obtidas pelo blog, a ação foi aceita no mês de fevereiro deste ano, mas só veio a público nesta semana. Fred Maia foi citado em abril, mas ainda não há apresentação de resposta à acusação constante nos autos. Fred Maia está em campanha, e pode ser conduzido por agentes da PF. Não seria a primeira vez em que ele seria preso durante um processo eleitoral. Em 2012, Fred Maia foi preso por torturar um adolescente que supostamente furtou um celular dele. Ele ainda responde por essa acusação na justiça.

Ainda sobre a acusação de desvios na Previdência de Trizidela do Vale. O blog apurou que no dia 11 de junho, por exemplo, o magistrado que é relator do caso prolatou despacho determinando a intimação da defesa constituída para apresentar resposta à acusação, no prazo de 10 dias, nos termos do artigo 396 do CPPB, mas segue pendente, conforme certidão em anexo.

anexos

 

Antes de deixar o cargo de prefeito, Fred Maia deixou também os cofres da previdência municipal zerados, com um rombo de 17 milhões; ele conseguiu aprovar na Câmara Municipal, para que o novo prefeito pague parceladamente o dinheiro supostamente desviado. O prefeito Deibson Balé tem pago o parcelamento dessa enorme dívida, segue pagando em dia os aponsentados e pensionistas, inclusive, há poucos dias, antecipou o 13º salário deles; no entanto, com o parcelamento, não quer dizer que o ex-gestor fique livre da justiça e de uma bela cadeia por conta do rombo que ele deixou no município. 

 

DECISÕES JUDICIAIS ABREM PRECEDENTE PARA ACIONAR FRED MAIA POR NÃO REPASSAR CONTRIBUIÇÕES PREVIDENCIÁRIAS

Em 2020

https://isaiasrocha.com.br/destaque/decisoes-judiciais-abrem-precedente-para-acionar-fred-maia-por-nao-repassar-contribuicoes-previdenciarias/

 

O candidato eleito de Trizidela do Vale, Charles Frederick Maia Fernandes, o Fred Maia (PMDB), foi condenado, durante a corrida eleitoral, há quatro anos e oito meses de prisão, por tortura contra um menor de idade.

Em 2012

https://www.luispablo.com.br/eleicoes-2012/2012/10/fred-maia-pode-ser-impedido-de-assumir-o-cargo-de-prefeito-em-trizidela-do-vale/

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário